terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Bidê



As casas raramente possuíam banheiro. E quando falo
Banheiro falo do óbvio. Vaso, descargas, lavatório.
Isso quando eu era criança, pelos lados de onde fui criado,

Havia casa com fossa, buraco escuro no chão que
Parecia levar as imundices para outra dimensão.
Eu morria de medo daquele troço.

Havia também os casos de apenas moitas, principalmente
De bananeiras. Mas o mais comum eram mesmo os pênicos.
Enfim, o que quero dizer é que havendo me mudado para Cambuí,

Eu fui à casa de um colega de escola. O pai bancário,
A mãe professora. Pedi para usar o banheiro.
Fiquei ma-ra-vi-lha-do. Achei o máximo da sofisticação o bidê.

Trinta anos depois eu deveria adquirir um apartamento em BH.
Visitei muitos. Por fim fiquei na dúvida entre três.
Desses, um possuía bidê nos banheiros. Nem preciso dizer qual escolhi.

E agora a Luciana vem com essa de tirar o bidê não sei para quê,
Para por no lugar aquelas duchinhas inventadas para
Apartamentos sem espaço para bidê? Não e não mesmo. 

Mais moderno... Mais moderno o escambau. Isso é desculpa dos
Construtores que querem gastar menos. Impõe-nos algo inferior
E vem com essa de moderno para que não sintamos enganados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário