segunda-feira, 31 de agosto de 2009

sobrenome Pereira



Puxa vida, os meus sobrenomes parecem que são meio fracos... Já escrevi outro dia que o da Costa não deve ter nada a ver com a casta do Costa português, agora descubro que o Pereira também possivelmente não.

Pereira era um dos nomes adotados pelos novos cristãos convertidos, no caso os judeus, que com a inquisição tiveram que mudar seus nomes, e aí adotaram nomes como pereira, oliveira... Geralmente nome de plantas... E assim pessoas de linhagem distintas passaram a usar este sobrenome...

De qualquer forma, em tratando- ligação sangüínea de fato, (brasão ao lado) a origem mais remota da família provém do conde de Forjaz Bermudez, sobrinho neto de Desidério, o último rei dos Longobardos, da Itália.

No Brasil, o primeiro Pereira foi o donatário Francisco Pereira Coutinho, assassinado brutalmente pelos índios tupinambás em Itaparica, em 1549. Entre seus descendentes está um dos mais importantes editores brasileiros, José Olympio (Pereira Filho).

Contudo, por aqui para as nossas bandas parece que por volta de 1600 também chegou a degredada Ana Pereira, acusada de bigamia. Xiiiiiiiiiiii... Olha o grau... Será que sou parente dela?...

De qualquer jeito, mesmo não constando em meu nome também sou Bernandes, Crispim, Andrade, Ribeiro, de Jesus, Souza...

Nenhum comentário:

Postar um comentário