domingo, 23 de agosto de 2009

O meu nome não é Johnny.

O meu nome não é apenas Kirk, mas sim Dioni Kirk... Este nome Dioni (nome terminado em "i") pode ter dois significados:

O primeiro seria uma forma aportuguesada de escrever Johnny. Johnny, como John, significa Deus é gracioso... John e Johnny têm João e Joano (a versão feminina Joana é mais comum) como equivalentes em português...

O segundo significado de Dioni seria uma variação simplificada de Dionisio. Vemos que Dionys é uma variação alemã de Dionysius. Lógico que Dionys, Diony e Dioni são variantes do mesmo nome, significando a mesma coisa...

Dioniso, Diónisos ou Dionísio era o deus grego equivalente ao deus romano Baco, das festas, do vinho, do lazer e do prazer. Filho de Zeus e da princesa Semele, foi o único deus filho de uma mortal... Significa célebre entre o povo, de conselho divino...

Já o nome Dione, nome terminado em "e", é diferente de Dion"i". Dione varia de Dionea e significa a esposa de Zeus, a brilhante, a luminosa...

Assim, Dion"i" é nome masculino e Dion"e" é feminino.

Contudo, por ser bastante comum por aqui na linguagem falada colocarmos "i" no lugar de "e", há por aí muita mulher chamada Dion"i", bem como homem chamado Dion"e"...
Isso não deve importar muito, principalmente porque nomes terminados em "i" e "e", como Jaci e Rene, são unisex...

Independente disso, por bom senso, se a pessoa do sexo feminino recebeu por nome Dioni ou Dione, recebeu um nome derivado de Dionea, a esposa de Zeus, a brilhante, a luminosa...

Por outro lado, se pessoa do sexo masculino recebeu por nome Dioni ou Dione, recebeu por nome a forma aportuguesamento de Johnny, equivalente a Joano em português, ou um nome derivado e com o mesmo significado de Dionisio...

Eu prefiro e adoto para o meu caso este último significado... Até mesmo porque fui alfabetizado por minha mãe e ela ensinou-me a escrever o meu nome como Diony... Quando entrei na escola, já praticamente com oito anos, e a professora disse-me que meu nome se escrevia Dioni ao invés de Diony, eu não concordei de jeito nenhum, mas isso já é outra história...

Enfim, meu nome não é Johnny...

3 comentários:

  1. Meu nome não é Jhonny... Meu nome é Diony Andrade.

    ResponderExcluir
  2. Meu nome não é Jhonny... Meu nome é Diony Andrade.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Diony. Então estamos juntos. Risos. É todo dia as pessoas perguntando: escreve com "j"? Kk

    ResponderExcluir